Por que é o gato exótico tão procurado?

Classifique o artigo

O gato exótico é um gato de aparência diferente de outros gatos, daí o nome “exótico”. São gatos dados como bonitos em termos estéticos e amigos dos seus tutores, sendo uma raça indicada para famílias com crianças, uma vez que são gatos afáveis.

Dois gatos exóticos
Licença: 
CC Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0

O gato exótico é um gato de aparência diferente de outros gatos, daí o nome “exótico”. São gatos dados como bonitos em termos estéticos e amigos dos seus tutores, sendo uma raça indicada para famílias com crianças, uma vez que são gatos afáveis. Mas afinal, o que leva estes gatos a ser tão procurados? Vamos descobrir já, bem como algumas curiosidades sobre a raça!

Razões pelas quais estes gatos são procurados

Tal como acontece com os gatos persas, os gatos exóticos são gatos meigos e fiéis ao seu tutor, no entanto diferem por serem gatos mais ativos e brincalhões mesmo depois de adultos, o que faz deles gatos companheiros e ideais para famílias. São gatos pacíficos, amigáveis e ligados à família, que perseguirão os membros da família pela casa em busca de companhia e atenção, o que faz destes gatos mais sensíveis e dependentes do que outras raças de gatos. Caso permita que o seu gato exótico vá à rua, saiba que este é um excelente caçador e trará presentes para a sua família para demonstrar a sua lealdade!

Personalidade

Tal como referido acima, estes gatos são bastante amigáveis, carinhosos e ligados à sua família humana. São gatos calmos, porém brincalhões e adaptam-se facilmente a outros animais da família. São, no entanto, muito dependentes da atenção humana e gostam de colo, demonstrando-se tranquilos e gentis.

Como surgiu esta raça?

Os gatos exóticos, tal como diversas raças de gatos famosas hoje em dia, nasceram de cruzamentos assistidos pela mão humana. A ideia dos “criadores” dos gatos exóticos veio da possibilidade do surgimento de um gato semelhante aos gatos da raça persa que, ao contrário destes, requerem menores cuidados com a sua pelagem. Esta raça surgiu do cruzamento entre gatos persas e gatos americanos de pelo curto.

Características dos gatos exóticos

A cabeça dos gatos exóticos é arredondada, tal como os seus grandes olhos que derretem qualquer coração. Têm um aspecto forte e musculado. As orelhas destes gatos são pequenas em comparação com outras raças de gatos. Têm um focinho também arredondado, curto e largo, fato este que é definitivo para a definição de um gato como pertencente a esta raça. A sua pelagem é mais curta do que a de um persa, no entanto farta como a deste, o seu porte é robusto e a sua cauda é espessa.

Cuidados

Enquanto a pelagem de um gato persa pede manutenção constante, a pelagem do gato exótico é mais fácil de cuidar. Tal como gatos de pelo médio a longo, os gatos exóticos precisam de uma escovagem regular, bem como tosquia quando necessário. No que diz respeito à alimentação do gato exótico, é necessário que este tenha uma alimentação regrada e atenta, pois esta raça tende a engordar.

Classifique o artigo

Publicidade