Porque é que os gatos…

Classifique o artigo

Gostam de tocar com a pata na água antes de beberem?

Gato a beber agua
Licença: 
CC Attribution 2.0

Gostam de tocar com a pata na água antes de beberem?

Esta é a forma de um gato medir a profundidade da água. Quando um gato toca com a sua pata na água antes de a beber, isso cria pequenas ondas que lhe permite observar qual o limite desta, evitando afundar o nariz devido a um mau cálculo.

Para além disso, os gatos adoram beber água fresca e o movimento da água simula isso mesmo. Os gatos são muito limpinhos, e preferem beber da torneira, se isso for possível, ou até da pia da loiça. Por isso, se quiser manter o seu gato de boa saúde, deve manter o recipiente da água com água sempre fresca.

Comem erva?

Os gatos comem e necessitam de comer erva devido à sua constante ingestão de pelo. Isto porque ao comerem erva conseguem irritar o estômago e provocar o vómito, libertando-se das bolas de pelo ou de outros materiais indigestos que podem estar no seu intestino. Esta é a forma natural de um gato limpar o seu estômago.

Para além disto, comer erva é uma forma natural de ingerir ácido fólico. O ácido fólico é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo, sendo também responsável pela produção de hemoglobina, uma proteína que provoca o essencial movimento do oxigénio no sangue.

Nunca devem tomar paracetamol?

O paracetamol é venenoso para os gatos. O seu fígado não consegue metabolizar este medicamento, ao contrário dos humanos. Por isso, o paracetamol pode causar falha no fígado e eventualmente levar à morte.
A aspirina também é um medicamento que não se pode dar a um gato, porque os princípios ativos permanecem mais tempo no sistema do gato do que num humano, podendo criar hemorragias internas. 

Não devem usar a mão do dono para morder?

Nunca deve dar a sua mão ou até o pé como brinquedo ao seu gato, para ele morder. Se fizer isto, está a dizer ao seu gato que você é o brinquedo dele.

Uma das formas de conseguir que o seu gato pare de morder a sua mão, é dar um grito bastante agudo quando isso acontecer, desta forma o seu gato percebe que não gosta disso. Isto porque esta é a forma dos gatos comunicarem a dor a outros gatos que os mordem, pressentindo este barulho como uma fonte de dor.

Outra forma de evitar essas mordidelas é disponibilizar brinquedos divertidos para o seu gato brincar, aumentando a atividade dele, e brincando com ele todos os dias. Marque diariamente um momento em que brinca com o seu gatinho, para que ele brinque com os brinquedos dele, e deixe de o associar a um brinquedo.

Se o seu gato se mostrar constantemente agressivo, em vez de brincalhão, isso significa que ele não está bem no ambiente onde vive, e que deve verificar o território dele, tentando perceber o que o stressa.

Classifique o artigo

Publicidade