Os melhores brinquedos para gatos

Classifique o artigo

Dormir, comer e brincar é o que melhor sabemos fazer. Mas atenção, Humano! Escolher brinquedos para nós felinos requer algum cuidado e um prévio conhecimento do nosso caráter, pois cada gato é um caso diferente.

Licença: 
CC Attribution 2.0

Dormir, comer e brincar é o que melhor sabemos fazer. Mas atenção, Humano! Escolher brinquedos para nós felinos requer algum cuidado e um prévio conhecimento do nosso caráter, pois cada gato é um caso diferente. No entanto, existem alguns brinquedos que satisfazem as necessidades de quase todos os gatos e que podem ser adquiridos sem receio de errar. Quer saber quais?

Arranhador e poste de brincadeiras

Este é o caso de um brinquedo que todos os gatos adoram! Para além de ser um excelente entretenimento para o animal, é também uma forma segura de proteger o mobiliário de sua casa e de garantir que a gente se mantém exercitada e feliz. Arranhar e trepar está na nossa natureza e é um dos vestígios mais visíveis do nosso passado como felinos selvagens, aonde afiar as garras fazia parte obrigatória dos rituais de caça e aonde trepar às árvores garantia a melhor visão sobre as presas e os demais predadores. Há vários modelos e feitios, nós adoramos destes:

Arranhador Chalesco Kitty com Catnip (59,90$): inspirado num peixe, este é o nosso favorito. Como animais selvagens que já fomos no passado, somos amigos do ambiente, então preferimos, sempre que seja possível ao Humano, que nos compre brinquedos amigos do ambiente, como este, em que a matéria-prima é natural e reciclável. E ainda traz catnip, que a gente adora!

 

Arranhador em formato de rosto de Gato (69,90$): olha que fofo! Tem a nossa cara! Com este brinquedo, enquanto afiamos as unhas também podemos brincar com a bolinha que acompanha o arranhador.

Arranhador Oca (349,90$): O mobiliário para gatos da RonRon é maravilhoso! Não esquecendo as necessidades do gato, consegue criar peças de design maravilhosas que você Humano adora. Este arranhador comprova exatamente isso. Além de afiar as unhas, com este arranhador, podemos usufruir de um relaxante alongamento dos nossos músculos e tendões.

Arco massageador

Nós gatos adoramos nos esfregar de encontro a qualquer superfície sólida que nos apareça à frente. Sabe porque é que o fazemos? Para nos coçarmos, alisarmos o pelo, mas também como demonstração de afeto e carinho por você. No entanto, você se irrita com estas esfregadelas todas pela casa, porque a casa acaba por ficar cheia de pelos em locais aonde supostamente isso não deveria acontecer, como é o caso dos sofás da sala, das colchas das camas, entre outros. Para evitar essa situação, tem que nos comprar uma alternativa igualmente agradável e eficaz para a gente se coçar, se sentir aconchegado e ainda obter uma massagem dorsal muito eficiente! O Arranhador American Pets Massageador (199,90$) é um brinquedo multifuncional, onde a gente pode brincar com a pena, afiar as unhas e ainda se esfregar.

Ervas para mordiscar

Sabe, nós gatos, na vida natural e quando em liberdade, apreciávamos imenso mordiscar plantas e ervas, por pura diversão ou para recuperarmos de problemas intestinais. Por isso, é que, às vezes, a gente ataca à dentada os vasos dos humanos, porque sentimos vontade desse velho hábito. Assim sendo, um brinquedo que nos faria muito felizes era um reservatório cheio de ervas bem verdinhas, que a gente possa morder à vontade, como fazíamos na natureza. As ervas podem ser naturais ou artificiais, desde que em materiais seguros e não tóxicos para o nosso organismo. As ervas naturais exigirão cuidados de manutenção mas serão sem dúvida as nossas preferidas, as ervas artificiais não carecem de manutenção mas têm também um período de duração limitado. Com o Cat It Design Senses Grass Garden (109,90$) pode plantar ervas naturais (de preferência, as nossas preferidas). Nós gostamos especialmente deste brinquedo, porque enquanto mordiscamos as ervas, recebemos em simultâneo uma massagem aos pontos de pressão das patas, através da almofada de acupressão que o brinquedo possui. 

Túnel para gatos

Sabemos que os humanos procuram muito por este brinquedo e fazem bem, porque nós adoramos túneis! Nos túneis nós podemos correr, deslizar e descobrir formas de nos divertirmos durante todo o trajeto, desde a entrada até à saída do túnel. São normalmente feitos em materiais flexíveis e confortáveis ao nosso tato, como é o caso dos tecidos aveludados e peludos. São na sua maioria flexíveis para potenciar a nossa diversão e o seu tamanho depende do gosto e do espaço disponível na sua casa. Existem túneis bem pequeninos e outros que se estendem por alguns metros. Convém, no entanto, que não sejam compridos demais para não nos provocar aflição e estresse porque não conseguimos sair facilmente de dentro do brinquedo. Também é vantajoso optar por túneis que tenham uma ou várias janelas, ou saídas para o exterior durante o percurso, para que a gente tenha a noção daquilo que nos rodeia, assim ficamos mais tranquilos e em condições de melhor desfrutar da brincadeira. Os nossos túneis preferidos são:

Interativo Kong Tunel Play Spaces Ca41 para Gatos (109,90$): os nossos médicos sugerem este brinquedo. O tecido deste túnel aguça a nossa curiosidade, pois o som do tecido despertar o nosso instinto de caça.

 

Chalesco Túnel para Gatos (167,90$): oferece diversão a dobrar, não só por ser mais longo, mas por ter uma bolinha de pelúcia pendurada para a gente brincar.

Poste de observação

Gostamos muito de nos sentirmos numa posição elevada em relação ao que nos rodeia. É um dos remanescentes dos tempos em que caçávamos presas nas florestas e necessitávamos de um amplo grau de visão para localizarmos a caça e também para nos protegermos de possíveis ataques de outros predadores. Hoje em dia, essas necessidades desapareceram, mas nós continuamos a trepar até ao ponto mais alto que encontramos lá em casa, para de lá desfrutarmos de uma paisagem abrangente. Oferecer-nos um brinquedo que nos permita aceder a uma posição elevada seria maravilhoso. Para além de que já não vamos ter necessidade de saltar para cima dos móveis e de nos empoleirarmos nas prateleiras de toda a casa. Normalmente estes brinquedos elevados estão associados a arranhadores ou casinhas de gato e não existe algum inconveniente nisso. O Arranhador Ferplast Napoleon Móvel para Gatos (1.939,90$), com mais de um metro de altura e com cama interna para descansarmos, é um boa opção para controlarmos tudo o que nos rodeia.

Casinha para gatos

Normalmente todos nós possuímos um local que nos é destinado para dormir, descansar ou simplesmente observar tranquilamente o mundo à nossa volta. Se tivermos uma casinha, talvez a gente se esqueça da sua cama, ou do sofá lá da sala. As nossas casinhas devem ser espaçosas o suficiente para nos acomodar de uma forma confortável e segura. Devem também oferecer estabilidade, não apresentando risco de abanar ou cair. Apreciamos superfícies seguras aonde a gente se sinta descansada e confiantes. As nossas casinhas preferidas são as seguintes:

Cama Hello Pet Chevron Colors com Arranhador (239,90$): esta cama da Hello Pet, com o formato da nossa cabeça, certamente que vai combinar com a decoração da sua casa.

Cama Catbed Gatton para Gatos Listrada Azul (148,90$): vamos dormir nas nuvens com esta cama suspensa, que também pode ser uma prateleira, outra coisa que nós amamos.

Bolas, bolinhas, guizos e pequenos objetos

Não somos muito exigentes no que diz respeito áquilo com que brincamos. Tudo o que se mova quando a gente toca já é um desafio suficientemente interessante. Excelentes escolhas para brinquedos de gato são bolas de diversos tamanhos e cores, guizos que emitam sons suaves e melodiosos, frutos em plástico, carrinhos, caixas, enfim… Não é de forma alguma complicado para a gente se divertir! Veja só estas duas sugestões:

Bolinha Plástica com Guizo para Gatos (2,90$): adoramos andar atrás desta bola com guizo da American Pets. E ainda nos ajuda a massagear os dentes de uma forma saudável.

Pet Games EcoCaça Rato (22,90$): se quiser brincar connosco, basta arrastar e saltar este ratinho ecológico, feito de papelão. Quando não tiver disponibilidade para brincar connosco grude o brinquedo com a ventosa, que a gente se diverte brincando sozinha. O brinquedo também traz catnip, por isso não se esqueça de esfregar um pouco no ratinho. Nós agradecemos!

Tenda para brincadeiras

À semelhança das crianças pequenas, nós também gostamos muito de brincar com objetos pendurados e que se balanceiem. Uma magnífica escolha será uma tenda montada por cima de uma confortável mantinha e aonde a gente possa, de forma aconchegante, fazer abanar diversos objetos pendurados nos arcos cruzados por cima de nós.

American Pets Tenda para Gatos (34,90$): esta tenda em formato de animal é muito divertida. Tem ainda a opção de pendurar brinquedos para que a gente possa brincar ainda mais dentro dela.

Play Cat Estampa Gato Preto Novelo (154,90$): lembrando mesmo a tenda dos bebes, esta tenda já inclui um brinquedo para que possamos brincar.

Parede para gatos

E que tal dedicar toda uma parede lá de casa para conseguir um autêntico parque de diversões para o seu gato? Este gênero de brinquedo resulta melhor quando se tem pelo menos dois gatos em casa que possam interagir e divertirem-se em conjunto. Na parede podem ser colocadas caixas de madeira de diversos tamanhos, com aberturas para a entrada, podem ser encostadas escadas ou escadotes para a gente subir e trepar e deve existir bastante espaço entre cada diversão para fomentar o exercício físico através de saltos. Também convém que se instalem prateleiras que sirvam como postes de observação e plataformas para descansarmos. A cor dos brinquedos não é importante, podendo por isso ser adequada à restante decoração da casa.

Somos animais muito ativos, animados e enérgicos. Precisamos de estar rodeados de objetos capazes de nos oferecer diversão e exercício, principalmente se nos deixam muito tempo sozinhos em casa. Um gato ativo é um gato mais saudável e mais feliz. A importância de disponibilizar brinquedos próprios ao seu gato, ao invés de o deixar brincar à sua vontade com tudo aquilo que encontrar, é que assim está criando bons hábitos, impedindo que o animal estrague ou danifique objetos da decoração de sua casa!

Classifique o artigo

Publicidade