Como identificar um gato Sphynx?

Classifique o artigo

O Sphynx é o exemplo perfeito das raças de gatos que surgem acidentalmente. Uma mutação genética espontânea provocou o nascimento de um gatinho sem pelos na cidade de Toronto, e a sua proprietária Elizabeth reconheceu que aquele animal era único, pelo que começou a tentar reproduzi-lo.

O Sphynx é o exemplo perfeito das raças de gatos que surgem acidentalmente. Uma mutação genética espontânea provocou o nascimento de um gatinho sem pelos na cidade de Toronto, e a sua proprietária Elizabeth reconheceu que aquele animal era único, pelo que começou a tentar reproduzi-lo. Durante a década de 60, a raça foi sendo desenvolvida graças a métodos de reprodução seletiva, e chegou aos dias de hoje na sua máxima magnificência. Felizmente, o Sphynx (ou gato Esfinge) adora ser o centro das atenções, porque consegue-a por onde quer que passe graças à sua aparência distinta!

Características Físicas

Trata-se de um gato cujo porte varia entre médio e grande, sendo bastante musculoso e pesado para a sua aparência e tamanho. As suas orelhas são grandes, abertas e verticais, assemelhando-se às orelhas de um morcego. Os olhos são largos e redondos, com uma ligeira inclinação nos cantos superiores – muitos especialistas atribuem-lhes a designação de “olhos em forma de limão”. O fato de terem olhos caracterizados pela sua vasta largura e redondeza, confere aos gatos Sphynx uma aparência acessível e amigável. Não há nenhuma cor de olhos mais específica ou comum para esta raça, podendo assumir as mais diversas variações. As maçãs do rosto, por seu turno, são proeminentes, dando a esta raça um ar de realeza e elegância, que traz à memória os gatos egípcios.

Os Sphynx podem apresentar bigodes e sobrancelhas mas, de igual modo, estes podem não existir de todo. Quando existem bigodes, eles são normalmente curtos e escassos. O ventre desta raça costuma ser algo proeminente, e essa é uma característica normal que não deve ser desencorajada ou contrariada, especialmente nos casos em que o Sphynx tenha um apetite saudável e um metabolismo elevado. Em caso de dúvida, é recomendável consultar o veterinário. Também proeminentes, são as almofadas das suas patas, significativamente mais espessas do que as das restantes raças, conferindo a sensação de que o Sphynx anda de saltos altos (que charmoso, né?).

Obviamente, a característica mais distintiva da raça Sphynx é a ausência de pelo, tornando-os imediatamente reconhecíveis. Mas embora estes gatos possam parecer calvos, nem todos o são! A grande maioria está, na realidade, coberta por uma camada de penugem fina e curta, que só pode apenas ser sentida ao toque. Devido à sua finura, a pele do Sphynx é muitas vezes comparada a camurça. Outra característica incomum deste gato são as suas rugas. Em torno dos ombros, entre as orelhas e ao redor do focinho é onde as rugas devem ser mais salientes. Apesar dos enrugamentos não serem um traço exclusivo dos Sphynx, estando igualmente presentes noutras raças de gatos, eles são mais manifestos nos Sphynx devido à escassez de pelo.

A coloração da pele pode variar consideravelmente. As manchas que aí se podem encontrar retratam as manchas que se veriam caso tivesse pelo. Mantendo presente que o que torna um Sphynx merecedor desse nome é a sua calvice, a raça não inclui nenhum padrão de cores ou marcações específicas, sendo que qualquer combinação é aceitável para o Sphynx.

Uma vez que não possuem pelo, perdem mais calor corporal do que os restantes gatos. Isso torna-os quente ao toque, ao mesmo tempo que faz com que estejam frequentemente à procura de um lugar bem quentinho para se aquecerem.

Personalidade e Temperamento

Este é um gato de alta energia que pode executar truques acrobáticos sendo, por isso, muitas vezes comparado a um macaco. O Sphynx é excelente em equilíbrio, subindo acima de portas e estantes, e até mesmo empoleirando-se em ombros como um pássaro. Eles adoram a atenção humana e irão executar manobras para o entretenimento de todos!

A raça Sphynx é curiosa e maliciosa, e essas qualidades, adicionadas ao alto nível de inteligência e energia encontrados nesta raça, podem dar muito que fazer ao dono. Mas também é uma raça bem comportada e fácil de manusear.

Por causa da sua simpatia e sentido de humor, juntamente com a facilidade de manuseio previamente mencionada, o Sphynx é o claro favorito em espetáculos com juízes. Assim, é uma raça que deve ser mantida em casa, uma vez que essas mesmas qualidades encantadoras podem colocá-lo em situações perigosas no exterior. Ele também é leal e afetuoso com os seus donos, seguindo-os por toda a casa, enquanto abana o rabo. O Sphynx é um verdadeiro extrovertido. Ele vai exigir a atenção dos que o rodeiam e odeia ser ignorado. Adicionalmente, também se dá bem com outros animais, nomeadamente cães e gatos.

Saúde e Cuidados

Apesar de sua aparente falta de pelo, é importante escovar o Sphynx. Nos gatos normais, os óleos corporais são absorvidos pela pele, mas o Sphynx não tem uma forma natural de manter o óleo sobre a pele em equilíbrio, podendo desenvolver problemas dermatológicos. A rotina de banho regular, pelo menos uma vez por semana, de modo a remover os óleos corporais acumulados, é suficiente para manter a pele saudável.

Uma consideração importante, e aparentemente óbvia, é manter o Sphynx resguardado do sol tanto quanto possível. A exposição deve ser limitada. Uma pequena quantidade de sol vai intensificar as cores naturais da pele do gato, mas irá também queimá-lo, assim como faz com a pele humana.

Geneticamente, o Sphynx é forte, e nada propenso a problemas de saúde específicos para a sua raça.

Classifique o artigo

Publicidade