Como fazer um arranhador para gatos

Classifique o artigo

Existem diversos acessórios que são essenciais no dia a dia de um felino e um arranhador é certamente um deles (a não ser que queira seu sofá destruído!).

Arranhador para gatos
Licença: 
CC Attribution 2.0

Existem diversos acessórios que são essenciais no dia a dia de um felino e um arranhador é certamente um deles (a não ser que queira seu sofá destruído!). Os arranhadores, para além de serem indispensáveis são também benéficos, pois todos os gatos gostam e devem arranhar as unhas. Há vários modelos à venda, no entanto, caso prefira, podem também fazer um à mão. Como? É muito simples! Em apenas 5 passos, explicamos tudo.

1. Selecionar o material correto

É importante selecionar material estável, seguro, duradoiro e robusto, de modo a que ele não tombe com o peso do animal. Para a base pode-se optar por uma placa de madeira MDF (Médium Density Fiberboard) ou madeira prensada. Relativamente ao poste, ele deve de ter um pouco mais que a altura do gato. Pode ser realizado a partir de um pedaço de madeira, um cabo de vassoura inutilizado, um cano de PVC (Polyvinyl chloride) ou até um tubo de cartão grosso. Depois, são necessários bocados de alcatifa e de corda de sisal grossa.

2. Cortar o material

O primeiro passo é cortar todo o material que se vai utilizar no tamanho certo. Tire as medidas antes de efetuar o corte, para que depois tudo bata certo.

3. Fixar o poste à base

Com a ajuda de pregos ou de parafusos de madeira, deve pregar o poste à base do arranhador, que deve ficar colocado ao centro da mesma. Em seguida, deve lixar a madeira de modo a evitar a existência de farpas que possam vir a magoar o animal!

4. Forrar o arranhador e a base

Depois de a estrutura estar pronta, é necessário forrar o arranhador com corda sisal bastante apertada, de modo a que este fique bem estofado para que os gatos possam afiar as unhas sem o estragar. As pontas podem ser coladas com cola. A base também pode ser forrada com pedaços de alcatifa (tem uma maior duração) ou tecido.

5. Colocar um brinquedo

No topo pode-se pregar uma tábua para o gato subir para lá, mas tem de se ter cuidado para o peso ficar bem distribuído, de forma ao arranhador não tombar. E claro, não se esqueça de colocar um brinquedo que o seu pequeno felino adore!
Por exemplo uma bola feita com um pompom, um ratinho de brincar, uma corda... Também é possível ir variando os brinquedos, já que estes animais adoram coisas novas e diferentes.

 Agora que já sabe como fazer, mãos à obra!

Classifique o artigo

Publicidade