Como escolher areia para gatos

Classifique o artigo

Escolher a melhor areia para gatos é uma tarefa mais complicada do que se pensa. É necessário alcançar um equilíbrio positivo entre custo e qualidade e devem ser observados alguns requisitos para poder decidir de forma adequada.

Licença: 
CC Attribution 2.0

Escolher a melhor areia para gatos é uma tarefa mais complicada do que se pensa. É necessário alcançar um equilíbrio positivo entre custo e qualidade e devem ser observados alguns requisitos para poder decidir de forma adequada. Vamos ficar a saber como escolher a melhor areia para gatos.

Nem sempre as areias mais baratas são as mais compensadoras

Existem no mercado múltiplas qualidades de areia para gatos e uma grande diversidade de preços. A tendência natural da grande maioria dos donos de gatos é optar pela areia que tem um custo mais acessível, no entanto essa nem sempre é a atitude mais certa a tomar. Há que ter em conta que areias muito baratas vão certamente durar menos tempo, obrigando a uma substituição mais frequente, o que vai levar a um maior consumo de material, logo a um mais elevado custo de aquisição. Por vezes é preferível escolher uma areia mais cara, mas que permaneça utilizável durante um maior período de tempo.

Areias naturais VS areias perfumadas

 O cheiro a urina é de fato muito desagradável e chega a tornar-se insuportável para algumas pessoas mais sensíveis. Para minimizar esse problema pode recorrer-se ao uso de areias perfumadas. O perfume é solto após a utilização da areia e permanece no ar impedindo que o odor desagradável se faça sentir com tanta severidade. Geralmente este processo costuma correr bem, no entanto tem-se vindo a registrar um número significativo de pessoas que se queixam de episódios alérgicos quando submetidos ao cheiro destas areias perfumadas, e também nalguns gatos se tem verificado o surgimento de reações possivelmente alérgicas. Assim, há que ter em atenção a ocorrência de situações deste tipo quando se opta por adquirir areias perfumadas para os gatos.

Madeira

As pessoas com mais idade devem lembrar-se perfeitamente do tempo em que era comum colocar-se serradura de madeira nos tabuleiros dos gatos. Ainda hoje existem areias para gato feitas à base de pequenos grãos de madeira, e apesar de serem mais econômicas, amigas do ambiente e excluírem riscos de alergias, a verdade é que duram muito menos tempo secas do que as areias vulgares, e exigem uma limpeza completa ao tabuleiro a cada vez que se muda. Uma solução para tentar prolongar a vida deste gênero de areia feita à base de madeira, é peneira-la todos os dias ou a cada vez que o gato urinar.

Areia da praia

Também é uma opção a ter em conta, se bem que só é funcional quando se tem uma praia perto de casa, ou muita facilidade de lá se deslocar com assiduidade. A areia da praia ensopa-se muito facilmente e com uma rapidez impressionante, sendo necessário proceder à sua total remoção, bem como higienizar completamente o tabuleiro antes de se colocar nova remessa de areia. A areia da praia não disfarça o odor a urina nem absorve líquidos, exigindo assim a completa renovação do tabuleiro várias vezes por dia.

Sílica

A sílica é um preparado moderno que se destina a simplificar a vida dos donos de gatos. A sílica é muito mais durável, inodora e oferece um grande poder de higiene ao animal e, por consequência, a toda a casa. O único inconveniente que a sílica apresenta é o preço ligeiramente mais elevado do que a média das areias para gato. No entanto e tendo em atenção que o produto dura mais tempo, não liberta cheiro e é bastante higiênico, acaba por ser um investimento proveitoso.

Para os gatos com problemas de alergia às areias comuns

Quando por alguma razão o gato mostra ser alérgico a uma determinada espécie de areia, o mais acertado é experimentar-se uma marca ou variedade diferente. Para animais alérgicos estão aconselhados produtos naturais sempre que possível, sendo que uma solução pode ser o recurso à areia obtida a partir de farinha de mandioca. Não é muito usual este tipo de areia, nem terá um custo muito acessível, mas para casos mais complicados envolvendo alergias, é sem dúvida uma opção a ter em conta.

Areia biodegradável

É uma das areias mais práticas para gatos e das mais ecológicas também, uma vez que é perfeitamente possível despejá-la nos canteiros do jardim, ou no terreno do quintal sem preocupações de maior. Pode também vazar-se na sanita e simplesmente puxar o autoclismo, sem correr o risco de entupimentos ou aglomerações de desperdícios nos canos. Além disso, a areia biodegradável torna a limpeza do tabuleiro muito mais fácil, deixando o fundo do recipiente livre de resíduos molhados.

Na hora de escolher a melhor areia para gatos deve ter-se em atenção o preço, a duração, a capacidade de disfarçar odores desagradáveis, a constituição da areia e a possibilidade de provocar ou não alergias. Só quando se consegue um balanço positivo entre todos estes factores se pode dizer que se descobriu a areia ideal para cada gato. É preciso experimentar, comparar e ir retirando conclusões até acertar!

Classifique o artigo

Publicidade