Como dar medicamentos a um gato

Classifique o artigo

Qualquer dono de gato sabe o martírio que passa ao tentar dar a medicação ao seu gato.

Gatinho comer medicamento
Licença: 
CC Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0

Qualquer dono de gato sabe o martírio que passa ao tentar dar a medicação ao seu gato. Além de fazerem tudo para não permitirem que o medicamento seja administrado, podem até rejeita-lo, pelo que os tutores terão que recorrer à força e à criatividade para conseguir fazer com que o gato tome a medicação a tempo e horas! Fique a conhecer alguns métodos para dar remédios ao seu gato, para que para a próxima vez tenha mais soluções na manga ou, caso ainda não tenha gato, para ir preparando a batalha!

Remédios líquidos - seringa

Para que o seu gato ingira corretamente um medicamento em formato líquido, poderá utilizar uma seringa sem agulha. Basta puxar o líquido para dentro da seringa, retirar o ar que esteja na seringa de modo a que fique apenas o líquido e injetar diretamente dentro da boca, na curvatura que liga à garganta. Deverá faze-lo lentamente, mas não demasiado, pois o animal poderá ficar irritado e tentar fugir. Termine oferecendo-lhe comida para que ele engula o medicamento ao invés de o rejeitar imediatamente. A não esquecer: a dosagem a dar deve sempre ser a recomendada pelo médico veterinário.

Remédio em formato de comprimido – diretamente na boca

De modo a conseguir dar comprimidos ou cápsulas ao seu gato, deverá segura-lo firmemente junto a si, segurando a cabeça do gato de modo a que a boca fique virada para cima. Depois, terá que abrir a boca do gato e colocar o comprimido no fundo da língua do gato – como se o deixasse cair na garganta - e fechar-lhe a boca. O próximo e último passo é massajar a garganta do gato para que estimule o reflexo de engolir. Ofereça-lhe água depois, pois o gato poderá tentar rejeitar o medicamento através de espumar pela boca. Um truque para que este método funcione é embrulhar o gato numa toalha para que este não fuja nem se sinta demasiado estressado.

Remédio em formato de comprimido – através de aplicador

Semelhante ao método anterior, existe o método do uso de um aplicador de medicamentos diretamente na garganta do gato. Para tal, deverá comprar o dito aplicador numa loja de animais ou no consultório veterinário e pedir ao médico veterinário do seu animal que o ensine a utilizar o engenho. Colocando o medicamento diretamente na garganta, o gato não sentirá o sabor do mesmo, logo será mais difícil rejeita-lo.

Remédio em formato de comprimido – escondido em biscoito específico

Existem no mercado pequenos pedaços de comida para gato com uma abertura onde poderá inserir o comprimido. Depois, basta dar o pedaço de comida ao seu gato e ele comê-lo-á como se fosse comida comum.

Remédio em forma de pasta – nas patas

Tendo em conta que os gatos são difíceis na hora de tomar a medicação, no caso da medicação em pasta, existe um truque que pode ser posto em prática: coloque a pasta nas patas do gato e verá que ele a lamberá automaticamente por instinto! Simples, né?

Remédio escondido na comida

Compre uma lata ou saqueta de comida para gato (de preferência a preferida do bichano aí de casa) e esconda o remédio na comida. Tome especial cuidado para que fique bem misturado e escondido, de forma a o gato não o rejeite.

Classifique o artigo

Publicidade