8 curiosidades sobre os gatos sem pelo

Classifique o artigo

Existem inúmeras raças de gatos, cada uma com as suas particularidades, compatíveis com diferentes tipos de humanos e vidas que estes têm. Está curioso sobre os gatos sem pelo? Está no sítio certo! Temos, para si, 8 curiosidades sobre estes fantásticos animais!

Gato sem pelo
Licença: 

Existem inúmeras raças de gatos, cada uma com as suas particularidades, compatíveis com diferentes tipos de humanos e vidas que estes têm. Está curioso sobre os gatos sem pelo? Está no sítio certo! Temos, para si, 8 curiosidades sobre estes fantásticos animais!

1. São fruto de uma mutação genética

A raça mais famosa de gatos sem pelo são os gatos da raça Sphynx, também conhecidos por gatos esfinge. Estes gatos nasceram de um cruzamento de ninhadas de gatos de raças diferentes com base nos gatos Devon Rex, cuja mutação é devida a um gene recessivo que tem dominância sobre a dita raça de gatos.

2. Requerem uma maior manutenção

Os gatos sem pelo são gatos mais frágeis e necessitam de maior atenção. Os seus cuidados, para além de mais dispendiosos, terão que ser mais focados na raça de gato que escolheu, que são diferentes do que a maioria de outras raças de gatos.

3. São ciumentos, mas não agressivos

Os gatos sem pelo são mais dependentes da companhia humana do que muitos outros animais da sua espécie. São carinhosos mas são também ciumentos, pelo que apesar de se darem bem com outros animais, poderão demonstrar sinais de ciúmes. Estes ciúmes, no entanto, não serão demonstrados sobre forma de violência.

4. Trazem vantagens no seu cuidado

Uma vez que não têm pelo, são menos propícios a ganhar infestações de pulgas, que se surgirem, poderão ser tratadas mais facilmente. Há ainda a referir outro benefício, que é o fato de não necessitarem de escovagens e não espalharem pelo pela casa.

5. Requerem banhos regulares

Uma vez que estes gatos tendem a ter a pele oleosa, é necessário que lhe dê banho duas a três vezes por semana para que a pele do seu animal se mantenha saudável. O banho deverá ser feito com um champô especial. É também necessário que limpe o seu gato com especial atenção aos ouvidos e olhos, utilizando um pano limpo.

6. Atenção às temperaturas

Como deve calcular, até porque já foi referido que estes gatos são frágeis, os gatos sem pelo estão sujeitos a mais sofrimentos pelo calor ou pelo frio, uma vez que não têm a proteção que os pelos trazem. No Inverno deverão ser devidamente agasalhados e no Verão devem ser protegidos com protetor solar.

7. Alimentação cuidada

A alimentação de um gato sem pelo deve ser diferente dos seus outros gatos, uma vez que é esta que o protege contra o frio. Deve ser rica em calorias e proteínas, conseguidas através de ração específica para este tipo de gatos.

8. Locais confortáveis para dormir

Uma vez que a pele destes gatos é frágil e está exposta, os locais onde o seu gato gosta de dormir deverão ser especialmente confortáveis, para que a pele do animal não sofra danos.

Agora que conhece melhor os gatos sem pelo, sente que poderá adotar e cuidar devidamente de um gato destas raças? Não se esqueça de ponderar, pesquisar e aconselhar-se junto de um veterinário competente antes de partir para a adoção!

Classifique o artigo

Publicidade