Os melhores nomes para gatos (Parte 2)

Classifique o artigo

Dizem que o nome que se dá aos animais acaba por os influenciar de qualquer forma misteriosa. Talvez seja verdade, ou talvez não… Seja como for, batizarum gato é sempre uma tarefa muito agradável e que se reveste de um certo toque de magia.

Licença: 
CC Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0

É como se ao escolher-se o nome para o gato se estivesse a atribuir-lhe personalidade própria e a trazê-lo para mais próximo dos humanos. Já viu as nossas sugestões mas não encontrou o nome perfeito? Não faz mal, foi por isso mesmo que reunimos ainda mais nomes para gatos!

Babalu

Babalu é um nome engraçado, divertido e fica muito bem num gato. Babalu era uma personagem de desenhos animados antigos da série Pepe Legal, e tratava-se de um burrinho mexicano ajudante de xerife.

Bichano

É um dos nomes mais comuns para gatos e é uma das escolhas mais frequentes para quem não quer perder muito tempo a pensar. Bichano quer dizer gato de tenra idade.

Biju

Aportuguesamento da palavra “bijou” em francês, que é usada para designar joia valiosa. Os gatinhos são de fato pequenos bijus, valiosos e preciosos para os seus donos e por isso o nome resulta tão bem quando colocado num gato.

Barriguinha

Quem conhece gatos sabe bem o frequente que é estes pequenos felinos deitarem-se de barriga para cima enquanto se deliciam com as festinhas feitas pelos donos. Aliás, costuma dizer-se entre os entendedores de gatos que quando estes animais se deixam acariciar na barriga é porque se deixaram de fato conquistar por aquela pessoa. Barriguinha é assim uma boa escolha de nome para um gatinho.

Patusco

Não há gato que não seja patusco. Patusco é um adjetivo muito utilizado na gíria informal, principalmente quando se quer salientar o lado engraçado de alguém ou de alguma coisa. Ser patusco é ser divertido, mas com uma certa individualidade própria como acontece com os gatos. Patusco eleva um bocadinho a fasquia do cômico, é ser engraçado sem ser aparvalhado, um misto de classe e alegria.

Franjudo

Quase todos os gatos, exceção feita a algumas raças específicas, são peludos e bastante farfalhudos. Os seus pelos sedosos assemelham-se a franjas macias que dá gosto acariciar e nalgumas espécies de gatos os pelos são até bastante compridos. Para esses gatos especialmente, e para quase todos em geral, um bonito nome é “Franjudo”. Franjudo é a qualidade daquele que tem grandes franjas e os gatos encaixam perfeitamente nessa descrição!

Mulato

Mistura entre cores diferentes, Mulato pode designar um gato com uma tonalidade de pelo pardacento. Não é um nome apropriado para gatos de cor bem definida, como é o caso dos gatos negros ou brancos, mas fica muito bem em gatos cinzentos e até listrados.

Miau

Não é muito criativo mas é provavelmente um dos únicos nomes que os gatos realmente percebem. Miau é o som característico do miar dos gatos e é assim que se comunicam com os donos. “Miau” é simples, fácil de dizer e de pronunciar por crianças e rapidamente assimilado pelos gatos. Então, por que não Miau?

Marujo

Marujos, marinheiros errantes, andarilhos e boêmios são todos os gatos sem exceção, pelo menos na sua essência. Marujo é uma excelente escolha para nome de gato, pois simboliza na perfeição o espírito indomado e selvagem destes pequenos felinos que julgamos ter domesticado. Os marujos vão e vêm conforme as marés e as rotas dos navios, são donos e senhores dos mares e sentem-se perdidos quando passam muito tempo em terra. Assim são também os gatos que amam o espaço aberto, fazem as suas rotinas e demonstram uma independência inspiradora, mesmo quando confinados às paredes de um apartamento.

Alfa

Alfa quer dizer “o primeiro” e “o mais importante”. Nada assenta melhor num gato do que essa caracterização, uma vez que os gatos são animais bastante egocêntricos e introvertidos, que apreciam a sua privacidade e sabem sempre muito bem aquilo que querem. Alfa é o macho dominante numa alcateia de lobos, e entre os humanos é o homem que lidera o grupo e impõe a sua vontade aos demais. No alfabeto grego Alfa surge como a primeira letra do alfabeto, o que quer dizer que todos os elementos aos quais seja atribuída a designação de Alfa serão os mais importantes dos grupos aonde estiverem inseridos.

Babushka

É uma palavra de origem russa de sonoridade bastante agradável e normalmente designa os lenços dobrados e usados na cabeça pelas mulheres mais idosas. A pronúncia e a sonoridade marcial da maioria das palavras russas assenta muito bem nos gatos machos, pois são ao mesmo tempo animais elegantes e dominadores. Babushka é um dos nomes mais fantásticos para gatos, pois para além do significado da palavra (que em boa verdade nada tem a ver com gatos) existe uma certa áurea de encanto neste vocábulo que dificilmente se consegue ignorar.

Cacau

Fruto do cacaueiro e originário da América Central, o cacau é a base para a fabricação do chocolate. De paladar intenso e amargo, conhecido pelo seu odor maravilhoso o cacau é bebido e apreciado desde tempos muito antigos. O nome de Cacau faz lembrar a personalidade fascinante dos gatos com as suas facetas opostas de anjos e diabretes. Doces e meigos, carinhosos e gentis os gatos são capazes das maiores travessuras e levam a vida da forma que bem entendem, não se sujeitando a regras e comandos que não sejam da sua conveniência. Tal como o cacau fazem pensar em sabores opostos sem no entanto deixarem nunca de ser adoráveis e deliciosos.

D’Artagnan

D’Artagnan era o amigo inseparável dos três mosqueteiros Athos, Aramis e Porthos, e foi imortalizado no romance de capa-e-espada escrito por Alexandre Dumas. O nome de D’Artagnan tem sido colocado a sucessivas gerações de gatos, e está associado ao espírito aventureiro do célebre espadachim vindo da Gasconha para Paris em busca de uma vida nova, e que acabou por protagonizar episódios fantásticos de lutas e valentia. Os gatos possuem também um pouco de ousados aventureiros sempre envolvidos em travessuras e em desafios às normas existentes. Tal como o personagem da história os gatos são amigos fiéis e companheiros dedicados, desde que bem tratados pelos seus donos. É um nome para gato masculino que fica sempre bem e que costuma reunir o consenso de toda a família.

Einstein

Um dos mais ilustres físicos da história da humanidade, Albert Einstein desenvolveu as teorias da mecânica quântica e da relatividade geral. De nacionalidade alemã este físico teórico é um ícone da física moderna e está para sempre conotado com inteligência, sagacidade e genialidade. O nome de Einstein quando colocado a um gato presta homenagem à esperteza e inteligência reveladas por estes pequenos felinos domésticos, que na sua calma concentrada são capazes de procedimentos verdadeiramente espantosos, e que parecem revelar uma inteligência invulgar quando comparados a outras espécies de animais irracionais.

Faraó

E que tal chamar faraó a um gato? Os gatos eram animais adorados no antigo Egito, já sem falar que a própria palavra “faraó” está conotada com a mais elevada estirpe da realeza, se coadunando muito bem com a majestade e a altivez dos gatos. Os faraós eram reis com estatuto de deuses para além de serem também administradores máximos, primeiros magistrados, chefes do exército e sacerdotes supremos do Egito. Tal como os faraós reinavam nos seus territórios, também os gatos são senhores absolutos dos seus domínios e conseguem quase sempre impor a sua vontade e fazer triunfar os seus desejos. Faraó é mais um nome fantástico a merecer atenção e a conferir aos gatos um caráter selecto e pleno de dignidade.

Godzila

Poucas pessoas não terão já ouvido falar do Godzila, um monstro de tamanho e força gigantescos, que assolava e destruía cidades de betão como se de papel se tratasse. Odiado por alguns e admirado por outros, o Godzila apareceu inicialmente em filmes de terror e ficção científica, tendo-se estreado no cinema em 1954. Os gatos, ao contrário do Godzila, são animais gentis e ágeis detentores de uma noção de graciosidade imensa, mas ao mesmo tempo são felinos, o que quer dizer que dentro deles reside qualquer coisa de feroz e irracional, tal como no monstro do filme. Godzila sugere força e imponência, mas pode também ser associado aos gatos que tanta resiliência precisam de ter para sobreviver num mundo que, por vezes, lhes pode ser bastante adverso.

Habib

Habib significa meu amor, meu querido, meu amigo ou meu amado, e é um termo de origens árabes e hebraicas. É uma forma de tratamento entre casais apaixonados e é um nome também colocado com alguma frequência em gatos. Habib é uma forma carinhosa e ternurenta de o dono se dirigir ao seu gato de estimação e possui a tal simplicidade fonética que tanto agrada aos gatos, normalmente sem paciência para aprenderem nomes muito elaborados.

Iuki

Em japonês significa Felicidade e Neve. Iuki é um nome fantástico e muito bonito para colocar a um gato masculino. Independentemente de ter ou não pelagem branca como a neve (como o nome sugere), a verdade é que todos os gatos são sinônimo de felicidade para quem tem o privilégio de poder contatar mais de perto com eles.

Gerónimo

Gerónimo é o nome de um bravo e valente chefe apache que preferiu saltar de uma ribanceira com o seu cavalo do que render-se. Diz a lenda que enquanto saltava, e antes de desaparecer nas águas do rio, o intrépido guerreiro gritou ao vento o seu próprio nome, em forma de hino triunfal de vitória. Gerónimo é por isso uma lembrança que ficou imortalizada pelas melhores razões e sem dúvida é um nome fantástico para se colocar num gato masculino.

Classifique o artigo

Publicidade