Os melhores nomes para gatos (Parte 1)

Classifique o artigo

Dar um nome a um gatinho pode ser uma escolha demorada e deve ter-se em atenção alguns critérios para que o nome assente realmente bem no bichano. Tirando isto, fica a cargo da imaginação e do gosto de cada um.

Licença: 
CC Attribution 2.0

Dar um nome a um gatinho pode ser uma escolha demorada e deve ter-se em atenção alguns critérios para que o nome assente realmente bem no bichano. Tirando isto, fica a cargo da imaginação e do gosto de cada um. Se está à procura do nome perfeito para o seu novo amigo, saiba que o podemos ajudar, pois reunimos os melhores nomes para gatos. Vamos começar a escolher?

Pantagruel

Um dos mais notáveis cozinheiros de sempre chamava-se Pantagruel e ainda hoje é possível encontrar à venda a coletânea das receitas que ajudou a compilar e que constituíam o segredo dos seus maravilhosos doces e salgados. Os gatos são animais gulosos e apreciam comida principalmente se for bem cheirosa. Dar o nome do grande Pantagruel a um gato é render homenagem não só a um grande cozinheiro, como também a um animal que é indiscutivelmente amante de boa comida!

Bonacheirão

Pachorrentos e bonacheirões os gatos levam a vida da forma que melhor lhes agrada, não se sujeitando a regras rígidas mas sabendo como orquestrar as coisas para que tudo acabe por correr sempre bem para o seu lado. Um bom nome para gatos é sem dúvida “Bonacheirão” pois retrata fielmente a sua forma despreocupada de estar no mundo.

Vagabundo

Os gatos são eternos vagabundos na estrada larga dos becos e ruelas de todos os bairros do mundo! Senhores incontestados das travessas escusas e donos dos telhados, os gatos têm alma de vadios incorrigíveis e declarados. É impossível não respeitar neles o amor inato que nutrem pela independência, mesmo quando vivem confinados entre quatro paredes de um apartamento. Não há gato que não seja vagabundo e poucos nomes existem que lhes assentem tão bem! 

Gipsy

Gipsy quer dizer cigano em inglês e, tal como o nome indica, simboliza na perfeição o espírito errante dos gatos. Tal como os ciganos dos tempos mais antigos, os gatos são nômadas por vocação. Gipsy e amante de espaços livres, o gato doméstico perdeu muito dos seus instintos de predador embora ainda conserve o lado felino que o caracteriza na sua essência. Assim sendo, Gipsy é uma excelente escolha de nome para um gato.

Patudo

Patudos poderão ser, mas nunca desajeitados! Os gatos caminham sobre as suas quatro patas com a graciosidade de uma bailarina em pontas. De patas naturalmente almofadadas e senhores de uma flexibilidade fora de série, os gatos são engraçados patudos e alegres andarilhos.

Merlin

Merlin - tal como o nome do poderoso feiticeiro na história do Rei Artur. Merlin era detentor de conhecimentos de magia que lhe conferiam um estatuto praticamente de gênio. Aos seus préstimos recorriam reis e rainhas, cavaleiros e escudeiros. Merlin triunfava em Camelot e a sua palavra tinha praticamente força de lei. É um nome perfeito para gatos que são ao mesmo tempo magos e bruxos, feiticeiros e gênios dentro das suas possibilidades e inseridos no seu contexto!

Pancrácio

É um nome bem divertido e só de o escutar já começa a vontade de rir. Pancrácio é um dos nomes antigos do tempo medieval e se era comum na altura, hoje em dia foi totalmente posto de lado no batismo de humanos. Quanto aos gatos a história já é diferente e “Pancrácio” tem-se vindo a revelar um verdadeiro sucesso!

Sansão

Homem mais forte do mundo segundo reza a lenda, teria perdido toda a sua força quando Dalila, sua companheira, lhe cortou os longos cabelos enquanto dormia descansadamente. Sansão é um mito fantástico e tem povoado a imaginação de muitas pessoas um pouco por todo o mundo. Chamar um gato pelo nome de Sansão é um desafio aos nomes habituais de nomes para gatos.

Vesúvio

O vulcão de nome Vesúvio arrasou completamente a cidade de Pompeia e ainda hoje é possível visitarem-se as ruínas da cidade. Um pouco à semelhança do vulcão Vesúvio, também os gatos entram em súbita erupção ocasionalmente, extravasando o seu feitio temperamental quando são contrariados, ou amuando quando não conseguem obter dos seus donos aquilo que queriam. É um nome fantástico para gatos e fará um sucesso garantido junto dos humanos!

Fantasma

Os gatos são subtis e movem-se como sombras, sendo capazes de enormes proezas sem emitirem qualquer som que seja. Esta capacidade de passar desapercebido é ainda um vestígio do passado enquanto predadores e é uma característica dos gatos sobejamente conhecida. Fantasma é um nome incomum para gatos mas revela-se uma ótima escolha para quem não for muito sensível e assustadiço. Ah, e ainda fica melhor quando o gato é todo branquinho!

Bob

Bob é um nome de origem inglesa, frequentemente utilizado como diminutivo de Robert. Significa ‘aquele que se tornou famoso e glorioso’, por isso, assenta perfeitamente num gato que já manifeste uma certa vontade de se fazer notar e de explorar e conquistar o mundo. Além disso, é um nome simples e que fica facilmente no ouvido.

Félix

O nome Félix deriva do latim Felício, que significa feliz, sortudo, bem-aventurado e bem-sucedido. Assim sendo, parece uma ótima escolha de nome para gato, principalmente se considerar que ele é um sortudo por alguma circunstância em especial, ou se ele manifestar ser um gatinho super feliz.

Leo

Leo significa leão, literalmente. Desta forma, está também associado à força e à soberania, uma vez que o leão é o rei da selva. Se o seu gato já dá mostras de ser um soberano e um ‘rei’, este nome irá encaixar na perfeição. Além disso, há gatinhos que parecem autênticos leões em miniatura. Se for esse o caso, este nome é o ideal.

Teddy

Teddy é um nome com origem inglesa, usado muitas vezes como diminutivo de Theodore. Significa dádiva divina, o que o torna num nome muito bonito e especial. Se acha que o seu gato foi um presente que lhe caiu dos céus, talvez chamar-lhe Teddy seja uma boa ideia, além de que terá um imenso significado.

Farrusco

Farrusco significa mascarado, sujo com fuligem. Há gatos que têm a particularidade de terem o focinho preto, como se tivessem andado no meio da cinza. Para gatinhos assim, este nome assenta que nem uma luva. Além disso, é um nome engraçado e pouco comum, logo, é mais uma excelente opção.

Ralph

O nome Ralph significa conselheiro voraz, aquele que está sempre por perto. Além do significado forte, este nome é bastante audível e ideal para chamar bem alto pelo seu gato. É um nome pequeno e que facilmente pode ser aprendido pelo gato, logo, é mais uma boa aposta.

Tom

Tom significa gêmeo. Além disso, Tom é o nome do famoso gato dos desenhos animados “Tom&Jerry”, que passava a vida a tentar apanhar o ratinho. Por este motivo, o nome Tom é mais do que adequado para um gato, principalmente se o seu gato mostrar, desde cedo, os seus instintos de exímio caçador.

Óscar

O nome Óscar significa combatente e força. É um nome frequentemente dado a guerreiros. Se o seu gato tem pose de guerreiro ou se já enfrentou algumas batalhas menos felizes na sua vida, este nome poderá ser adequado. Além disso, é um nome forte e, ao mesmo tempo, simples.

Nick

Este nome é usado como diminutivo de Nicolau e significa vitorioso, “aquele que conduz à vitória”. É um nome bastante simples e audível, que facilmente poderá ser aprendido pelo seu gato. O significado também o torna deveras interessante, pelo que poderá ser mais uma boa opção de nome.

Garfield

O nome Garfield está associado à valentia, no entanto, é mais conhecido por ser o nome do famoso gato amarelo dos desenhos animados. Toda a gente conhece o Garfield, o gato guloso que só pensa em comida e que faz a vida negra ao cão Odie. Se o seu gato é um guloso de primeira, este nome é o ideal!

Classifique o artigo

Publicidade