Maine Coon - uma raça especial!

Classifique o artigo

Os Maine Coon não apelidados de “cachorros do mundo felino”, porque procuram e desfrutam da companhia de pessoas. São ótimos companheiros devido à sua natureza brincalhona, amigável e afetuosa.

Maine Coon - uma raçade gatos.

Os Maine Coon não apelidados de “cachorros do mundo felino”, porque procuram e desfrutam da companhia de pessoas. São ótimos companheiros devido à sua natureza brincalhona, amigável e afetuosa. O seu espírito juvenil vigora ao longo de toda a sua vida e algumas pessoas afirmam que esta raça continua a crescer até cerca dos quatro anos de idade. Vamos conhecer as características físicas e temperamentais destes gatos grandes e galhofeiros!

História

Os Maine Coons são gatos de pelo longo nativo-americanos, originalmente valorizados como caçadores de ratos qualificados nas fazendas da Nova Inglaterra. Não obstante a sua condição de caçador, os Maine Coons foram os primeiros gatos americanos indígenas a comparecerem em shows de felinos! Durante a década de 1860, os agricultores que se gabavam da habilidade e inteligência dos seus Maine Coons, começaram a mostrar os seus gatos na Feira Skowhegan. Na verdade, um Maine Coon foi escolhido como melhor gato no primeiro grande show americano de felinos, em Madison Square Garden em Nova York no ano de 1895.

Contudo, as origens do Maine Coon têm dado origem a muitas lendas. Um delas afirma que esta raça é produto do cruzamento entre o lince americano e gatos domésticos trazidos para a América do Norte em barcos à vela. Esta lenda pode ter origem do fato de os Maine Coons terem ouvidos e pés tufados, como o lince. Outra história de origem fantástica é que os Maine Coons se teriam originado quando os gatos domésticos foram cruzados com guaxinins. Contudo, é geneticamente impossível os gatos domésticos se cruzarem com guaxinins ou linces.

Uma lenda mais plausível é que os Maine Coons são descendentes da raça Skogkatts norueguesa, ou gatos florestais, trazidos pelos Vikings. Estes Skogkatts sairam das florestas escandinavas e hoje, eles são conhecidos no país como gatos dos Bosques da Noruega e, de fato, aparentam uma estreita semelhança com os Maine Coons, devido ao seu pelo longo e orelhas e patas peludas.

Personalidade

O Maine Coon é bem conhecido pela sua natureza amorosa, disposição amável e grande inteligência. Estes gatos são especialmente bons com crianças e cachorros, e têm sido sempre um companheiro popular e amplamente procurado. Os Maine Coons são muitas vezes referidos como os "cães do mundo felino", porque eles procuram a companhia humana e são fieis, simpáticos, brincalhões, carinhosos e gentis.

Embora se trate de uma raça de gatos altamente orientada para as pessoas, eles não são excessivamente dependentes. Não imploram por atenção, mas preferem permanecer perto dos seus seres humanos, investigando qualquer atividade que esteja a acontecer e “ajudando" quando podem. Geralmente, não são conhecidos como "gatos de colo", mas seguem os donos de sala em sala e esperam atrás das portas fechadas o retorno dos mesmos. A Maine Coon vai ser um amigo precioso, mas dificilmente será o bebê da casa.

Os Maine Coons tendem a ser gatos descontraídos. Os machos geralmente têm uma personalidade mais cômica e extrovertida, enquanto as fêmeas podem tentar manter mais dignidade – contudo, ambos permanecem brincalhões ao longo das suas vidas.

Trata-se de uma raça vocal, com uma grande variedade de miares, silvos e trinados à sua disposição para obter exatamente o que querem dos seus humanos. Quando miam, muitas vezes apresentam uma voz suave, aparentemente incongruente com seu grande tamanho.

Características Físicas

Os Maine Coons são geralmente musculares, com grandes peitorais e corpos retangulares, onde flui uma pelagem longa e sedosa, muitas vezes com um “colar de pelo” da frente do pescoço. Os machos pesam, em média, entre 5kg a 7kg, podendo atingir os 9kg ou mais, e as fêmeas, em média, pesam entre 4kg a 5kg. Existem Maine Coons em praticamente qualquer cor ou padrão. É possível encontrá-los em cores sólidas, malhados, vermelho ou laranja, creme, branco, preto, prata, castanhos, multi-coloridos, concha de tartaruga ou chita.

Os olhos são grandes, redondos, expressivos, largos e ligeiramente oblíquos. As cores mais comuns de olhos são os tons de verde, ouro, ou cobre. Contudo, os Maine Coons brancos têm, por vezes, olhos azuis. As patas são grandes, redondas e adornadas. A cauda é longa e, geralmente, fofa. Alguns Maine Coons originais possuíam dedos extras, pelo que os seus descendentes também podem apresentar tal característica, mas não são comuns.

Cuidados

Uma vez que a maioria dos Maine Coons tem casacos de pelo compridos e grossos, eles precisam de cuidados frequentes para manter o revestimento em boas condições. Muitos Maine Coons gostam de água, pelo que se deve manter um bom fornecimento de água limpa e fresca sempre disponível. Os Maine Coons não carecem de qualquer outro cuidado especial (para além dos comuns a qualquer raça de gatos).

Créditos: 1, 2, 3

Classifique o artigo

Publicidade