Como cortar as unhas a um gato

Classifique o artigo

A manicura não é algo de que gostemos muito, mas já que tem de ser, vamos tentar que seja bom para o nosso dono e para nós.

Gato deitado a mostrar as unhas
Licença: 
CC Attribution-NonCommercial 2.0

A manicura não é algo de que gostemos muito, mas já que tem de ser, vamos tentar que seja bom para o nosso dono e para nós.

Se o seu gato não for à rua, as unhas, especialmente as das patas da frente, deixam de ser tão necessárias, e acabam por crescer demais. Para além disso, se o seu gato está sempre em casa, ao aparar-lhe as unhas não permitirá que ele arranhe tanto os objetos que não deve. No entanto, deve sempre ter disponível um arranhador, independentemente de ser usual cortar ou não as unhas.

Já lhe aconteceu, ou acontece, o seu gato fugir quando vê o cortador de unhas? Tem de o embrulhar em uma toalha para lhe cortar as unhas? A sua realidade pode mudar. Existem inúmeros gatos que conseguem apreciar este momento, e a realidade deveria ser sempre esta! Deixamos algumas dicas para tornar os seus momentos de manicura bem mais agradáveis para si e para o seu amigo.

O que faz falta?

  • Muita paciência
  • Guloseimas (para as primeiras vezes)
  • Cortador de unhas de gato

Prepare o ambiente

Idealmente, deve habituar o seu gato desde bem pequenino ao ato de cortar as unhas. Para começar, deve sentar-se numa cadeira, num local bem calmo, onde possa sentar o seu gato, de forma confortável, no seu colo. Aproveite sempre um momento em que o seu gato esteja mais relaxado, preferencialmente com sono. Não devem estar outros animais ou distrações presentes nesta ocasião.

Pegue na patinha

Nós gatos não somos muito fãs de que nos mexam nas patas, por isso, tenha algum cuidado e paciência. Pegue na patinha do seu gato de forma suave entre os seus dedos, e deixe ficar até 3 segundos. Se o seu gato puxar a pata, não aperte ou force, siga o gesto dele, deixando sempre um ligeiro contacto. Quando ele voltar a ficar calmo, faça um pouco de pressão na pata para que as unhas saiam, depois largue a pata e dê-lhe imediatamente um pouco da comida favorita dele. Faça isto todos os dias, mudando sempre a unha, até ter feito isto a todas as unhas.

Apresente o cortador de unhas

O seu gato deverá estar à vontade com o som do cortador de unhas, antes de tentar cortar as unhas dele. Sente-o no seu colo e coloque, por exemplo, um pouco de papel ou de massa seca e corte-os ao lado dele para ele se habituar ao som. Se ele cheirar o cortador de unhas, coloque um pouco da comida favorita dele em cima para ele comer. Entretanto, vá pressionando a almofada das patinhas para ir saindo unha a unha, para ele se habituar a este ritual. Sempre que largar a unha, dê logo ao seu gato mais uma guloseima.

Nunca corte a parte rosa!

Na zona rosa da unha, o sabugo, existem nervos e sangue, sendo uma área extremamente sensível. Corte apenas a pontinha da unha, onde tem a unha mais branca. Mais vale cortar a menos, do que a mais!
Veja a parte que deve cortar:

O momento de cortar as unhas

Com o seu gato de costas para si, no seu colo, pegue na patinha e faça um pouquinho de pressão para sair a unha. Observe qual a quantidade de unha necessária para cortar, e tenha atenção para não cortar demais! Corte a parte da frente da unha, a parte bem afiada, deixe a unha recolher, e dê-lhe uma guloseima. Se o seu gato não se aperceber, corte outra unha, mas não corte mais de 2 unhas de cada vez, só quando o seu gato se sentir confortável com isso. No final, ele merece sempre uma guloseima como recompensa. Tenha paciência, pois, por vezes vai conseguir apenas cortar algumas unhas, ou apenas as unhas de uma pata.

De quanto em quanto tempo cortar?

A cada 10 ou 15 dias poderá ser necessário um pequeno corte de unhas. Se o seu gato recusar cortar as unhas, então terá de o levar ao seu veterinário. Pode pedir-lhe instruções mais precisas para o conseguir fazer em casa.

O que nunca fazer:

  • Se o seu gato resistir, nunca lhe grite ou mostre frustração.
  • Nunca tente cortar as unhas ao seu gato quando ele estiver muito agitado. Nunca faça isto à pressa, pois, pode correr o risco de lhe cortar demais as unhas.
  • Não tente cortar as unhas do seu gato todas ao mesmo tempo.

Veja o vídeo:

Classifique o artigo

Publicidade