Cio nas gatas: o que é?

Classifique o artigo

Tal como nos humanos, existem ciclos naturais no comportamento e organismo dos animais não racionais.

Licença: 
CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 2.0

Tal como nos humanos, existem ciclos naturais no comportamento e organismo dos animais não racionais. Estes ciclos, que acontecem também em animais domésticos, são um tema que deverá ser abordado aquando da decisão da adoção de um animal, para que o potencial novo tutor esteja a par das experiências pelas quais o seu novo amigo de quatro patas passará e saiba como lidar com as mesmas. Foquemo-nos então no tema do cio nas gatas. Saibamos então o que é, quando se manifesta, os principais comportamentos dos felinos nesta fase e como a ultrapassam.

O que é o cio nas gatas?

O cio faz parte do ciclo reprodutivo dos gatos. É o período em que os gatos se encontram preparados e predispostos a procriar. A ovulação das gatas é induzida, isto é, só acontece se esta se cruzar com um gato ou mais. Se o cio continuar após a suposta cruza com um ou mais gatos, é sinal de que não houve fecundação. A duração de um cio marca-se dependentemente das fases do ciclo reprodutor da gata.

Quando se manifesta?

O cio é dado como um período sazonal que poderá acontecer em diferentes períodos do ano. Surge pela primeira vez quando a sua gata tem entre 5 a 9 meses de idade, podendo este período variar mediante a raça, pelagem e local do mundo em que a gata vive e está também depende da presença de gatos machos. O intervalo entre ciclos em gatas que não fiquem grávidas poderá ser de 6 semanas, no entanto, isto poderá variar de gata para gata.

Quais são os principais comportamentos das gatas nestes períodos?

Os sinais de que uma gata entra no cio são meramente comportamentais, ao contrário do que acontece em outras espécies. Numa fase inicial, a sua gata miará muito mais do que o costume e de forma diferente. Passará, depois, a esfregar-se em móveis e a estar mais carente, pedindo a atenção dos seus tutores e de outros animais da casa persistentemente. A gata poderá, também, tentar marcar o seu território com urina. Após estas fases, poderá apresentar-se a um gato macho que exista em casa ou tentar fugir para encontrar um.

Como é que o cio é ultrapassado?

O cio é ultrapassado com a fecundação após o cruzamento ou com alguns truques por parte dos humanos. Algumas técnicas incluem a distração da gata, a utilização de toalhas ou mantas quentes para a gata se sentar e difusores de hormonas felinas. De modo a evitar que a sua gata volte a ter cio, poderá esteriliza-la.

Classifique o artigo

Publicidade